Sérgio Carvalho
SANTO SERTÃO retrata a religiosidade em torno do mito do Padre Cícero, líder religioso banido pela igreja católica, um fenômeno de massas que arrebata milhares de devotos até hoje e que transformou Juazeiro do Norte/CE em um dos maiores centros de peregrinação religiosa do mundo.
O projeto fotográfico é composto por dois ensaios:
1. SALA DO SANTO: ensaio sobre as paredes votivas nas salas das casas da ladeira do horto, rua que dá acesso a estátua do Pe. Cícero, em Juazeiro do Norte/CE. A pedido do “santo do sertão”, os devotos “doam” seus lares ao Sagrado, o qual se encontra na sala e em frente à porta de entrada de cada casa. À sua volta, o devoto coloca imagens de seus santos preferidos e de entes queridos, vivos ou mortos, recriando no imaginário popular uma “corte” celestial particular.
2. SANTO SEPULCRO DO SERTÃO: ensaio sobre o percurso feito pelos romeiros do alto do Horto, onde está localizada a estátua do Pe. Cícero, ao Santo Sepulcro, que segundo a lenda, foi local de refúgio e meditação do Pe. Cícero e local de esconderijo de cangaceiros. Ao longo do caminho, se destacam as pedras penduradas pelos romeiros nas árvores secas do sertão, como representação da fé e do sacrifício, na sua jornada terrena.
Foi preciso um longo período de peregrinação anual pelas romarias em Juazeiro do Norte, que permitisse uma aproximação necessária para compreender o mundo místico das romarias. Pelas suas origens no sertão do Piauí, carrego no imaginário a religiosidade e o drama da seca. As imagens de SANTO SERTÃO são fragmentos desse olhar recheado de memórias.