Paulo Marcelo Freitas

Jornalista e fotógrafo com especialização em Artes Visuais.. Participou de exposições coletivas, entre elas o Encontros de Agosto (2011) realizado em Fortaleza/CE; as mostras “Sertão Imaginário” (2018) e “Outros mundos, outros sertões” (2019), do Festival de Fotografia do Sertão Central – Qxas , realizado em Quixadá/CE; “O Tempo da Imagem” (2018), promovido pelo Festival Co-fluir, em Belo Horizonte/MG; e o projeto “Maracatu – Rito e Ritual” (2020).
BOM LUGAR

As terras onde mora Seu Chico Soares têm nome apropriado: Bom Lugar. Lá, a vida passa vagarosa e seu Chico, aos 103 anos, divide com vigor lúcido o tempo arrastado entre roçado, “debuio” do feijão, ovelhas e conversa de alpendre, de onde costuma mirar as intempéries do tempo. Tantas vezes viu a seca empalidecer e murchar o verde. Na mesma medida, viu a chuva renovar a vida esperançosamente. Este ensaio registra a rotina e paisagens de Bom Lugar e suas redondezas, em Amontada/CE.

ANTES DO RITO

Pouco antes do cortejo festivo e da batida cadenciada surgirem na avenida, personagens e adereços se confundem. Fantasia e realidade se misturam. O cinza do betume no asfalto contrasta com o brilho colorido das vestes. A precariedade urbana do entorno não apaga a riqueza da Corte. O ensaio retrata detalhes das poucas horas que antecedem o preparo da tradicional festa de Maracatu em Fortaleza. Um ritual antes do cortejo.