Natália Gondim

Mestre em Mediação Cultural no Mediterrâneo pela Universidade Ca ‘Foscari Venezia, Universidade Autônoma de Barcelona e Universidade Paul-Valéry Montpellier, foi bolsista do programa Master MIM: Cruzando o Mediterrâneo, formação de dois anos relacionada aos estudos sobre migrações e mediação intercultural na região do Mediterrâneo. Durante o bacharelado em Relações Internacionais pela UFRJ, atuou como estagiária de comunicação da organização Médicos Sem Fronteiras Brasil. Contribuiu e geriu projetos de mediação cultural, como voluntária, para temas relacionados com à questão de refugiados no Brasil, Grécia, Israel e Palestina. É co-diretora do filme Les Statues de Fortaleza (2019), documentário sobre a situação de refugiados venezuelanos no Brasil. O filme foi exibido em diversos países pela ONU no Global Migration Film Festival da Organização Internacional para a Migração (OIM) e o Festival da Anistia Internacional para Direitos Humanos, na França. Participou de festivais de fotografia com o trabalho realizado nos territórios ocupados palestinos “Jardim de Cercas”,na Feira Oriente – RJ e Festival de Paranapiacaba – SP com o coletivo Sol para Mulheres.
Fugaz

O ensaio “Fugaz” é composto por 4 fotografias que sequenciam o instante onde uma jovem, num momento noturno com os amigos, acende um cigarro na região do Porto de Beirute.

A dilatação do tempo e do espaço no local da explosão é representado por uma juventude que vive o instante, o agora, escolhendo liberar energia ao viver o prazer fugaz diante da constatação da vulnerabilidade humana.