Markos Montenegro

Mestre em Fotografia e Arte Contemporânea pela Universidade Politécnica de Valencia (UPV), Espanha. Pós-Graduado em Fotografia e Designer pela Escola superior de Designer da Catalunya (ELISAVA), Espanha. Graduado em Comunicação, Publicidade e Propaganda pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Fundador e diretor da Escola de Fotografia e Arte – Travessa da Imagem, referência no estado na formação de artistas visuais. Fotógrafo profissional com 20 anos de Mercado. Pesquisador, produtor e curador de exposições e mostras de fotografia e artes visuais. Fotógrafo autoral com diversas exposições e prêmios no currículo.
Candeia

E essa luz…
Que ilumina, não somente o caminho, mas também a esperança.
Que faz ver, não somente a dura vida, mas também o lindo dia e a benção de estar vivo.
Que dá força, não somente para seguir, mas também para se fazer presente.
Que esquenta, não o corpo mas o coração e a fé.

Formados pelo barro e com a resistência do aço, os indivíduos de fé seguem o brilho do candeeiro com a certeza de que vão chegar. Um caminho longo e árduo que exige resiliência e fé, sempre acreditando na, bendita e louvada, luz que “alumia”.

Nesse ensaio retrato a figura do romeiro das festas de São Francisco da cidade de Canindé. Nossa intenção é colocá-los como protagonistas da cultura e tradição religiosa.

Caminho

Ensaio que faz parte do projeto, exposição e livro “Caminho das Abelhas”, desenvolvido com os grandes fotógrafos e pesquisadores Silas de Paula, Sergio Carvalho, Ademar Assaoka, Iana Soares e Vanessa Carvalho.
É o resultado de uma vivência, estudo e investigação do processo de desertificação sobre a região da cidade de Irauçuba, no interior do Ceará.