Leopoldo Kaswiner

Nascido em Fortaleza, em 1960, iniciei na fotografia em 1979 e profissionalmente no jornal Diário do Nordeste onde trabalhei de 1982 a 1984. Ao participar da 2ª Semana Nacional da Fotografia, no ano de 1984, tive contato com muitos dos maiores nomes da fotografia brasileira e cearense, formando assim uma consciência sobre a importância de uma fotografia autoral. Desde então, venho me dedicando a essa linguagem, produzindo registros de expressões culturais, principalmente as nordestinas.
Marupiara 1

Dedico este ensaio ao registro das atividades pesqueiras do Nordeste, principalmente do estado do Ceará e do Maranhão. Em virtude do eminente desaparecimento dessa prática ante a sanha abusiva da especulação imobiliária na região litorânea nordestina. Por meio do registro fotográfico dos equipamentos, formas, usos e costumes tento manter acesa essa memória do que ainda existe para que as futuras gerações venham a saber como foi forjada nossas raízes, numa tentativa de incentivar sua preservação através de ações governamentais.

Marupiara 2

O vaqueiro, juntamente ao pescador, formam a identidade nordestina. O desaparecimento de toda esta maravilhosa cultura vaqueira e também de sua atividade é bastante acelerada em virtude do loteamento das áreas livres de pasto e pela mudança da prática econômica agropecuária.