Juscelino Bezerra

Juscelino Bezerra é cearense e reside no Rio de Janeiro. Fotógrafo, editor da @quaseditora e acumulador de imagens fotográficas adquiridas em feiras de calçada (shopping Chão) do Rio de Janeiro. Estudou em cursos do Parque Lage, MAM, Ateliê da Imagem e SENAC. Participou das principais feiras de publicações do Brasil (Feira Plana, Feira URCA e Tijuanas Rio e São Paulo), de exposições no FOTORIO, no Festival de Fotografia de Paranapiacaba e outros festivais, e é um dos selecionados para a exposição da Feira Oriente 2019 com o fotolivro 15 Mulheres. Como artista visual, tem se utilizado das imagens de sua coleção para montar zines e fotolivros, e se interessado no potencial da fotografia como narrativa que viaja entre documento e ficção.
15 Mulheres

Com os subtítulos “Elas usam black tie” e “galeria de moças”, este trabalho apresenta em paralelo aos retratos das mulheres formandas do Colégio Batista do Rio de Janeiro no ano de 1937 (adquirido numa feira de calçada), trechos do capítulo intitulado “galeria de moças” do livro Perante a moça, para o moço ler antes do noivado.

Álbum de família

Este ensaio apresenta imagens digitalizadas a partir de diapositivos com cenas de álbuns de família, comprados em feiras de calçada no Rio de Janeiro. Estas cenas que originalmente se apresentam como ilustração para harmonia e felicidade, agora são utilizadas como representação do poder de silenciamento da família patriarcal.