Felipe de Sousa

Felipe de Sousa, Pacajus/Ceará, 1993. Comecei a trabalhar como fotógrafo em 2013. Na área de eventos mais atualmente me dedico à fotografia documental. Sou idealizador da série “Seu Zé e dona Maria”, fiz parte do projeto histórias da rua grande de Elzilene Nobrega e no momento trabalho como voluntário no CCMB (Centro Cultural Maloca dos Brilhante) desenvolvendo entre outra série fotográfica, “Mais perto do céu”. Tive trabalhos expostos no próprio centro cultural, bem como no shopping Viramar, além de lambes espalhados pela cidade de Pacajus.
Mais perto do céu

Durante os últimos meses do ano de 2020 tenho acompanhado os trabalhos de garantia de segurança alimentar do CCMB no lixão da cidade de Pacajus no Ceará. Inicialmente eu deveria apenas fazer um registro institucional para prestação de contas do projeto. Porém isto mudou diante da percepção de que as 60 famílias que ali habitam vêm sendo negligenciadas pela nossa sociedade há décadas, muitas vezes tendo até a sua existência negada.

szdm

Sou da quarta geração de uma família de feirantes e ambulantes, sempre tive uma paixão pelos mercados e feiras livres. Ainda hoje quando me lembro posso sentir o gosto do caldo de cana com pastel que deu o tom de minha infância. A série “Seu Zé e dona Maria” nasceu em 2013, fruto de minha necessidade por uma melhor representação deste mundo que me rodeava no cotidiano do comércio de rua.