Elaina Forte

Fotógrafa amadora e integrante do coletivo Sol para Mulheres, na cidade de Fortaleza. Já realizou cursos de Fotografia e outras atividades formativas no Porto Iracema das Artes. Atualmente, se dedica à fotografia autoral e conceitual.
Miragem – conjurar sonhos entre lençóis

O ensaio “Miragem – conjurar sonhos entre lençóis” parte de uma revisitação de fotos antigas mescladas aos diferentes tons de lençol de sua cama. Em uma mistura do onírico com o real, o objetivo é unir horizontes, sonhar possibilidades de contato, flainar por fotografias que acionam um antigo reinventando, no desejo de viver o futuro que ainda não podemos concretizar com toda a liberdade. Produzida em momento pandêmico, reflete um presente de sonho e desejo, na esperança de que o melhor virá.

A fênix que sai do útero

O ensaio “A fênix que sai do útero” é sobre resistência e transformação. É sobre encontrar modos outros de viver após o parto e se reconectar com a matéria viva de que somos parte. Tal qual fênix, que ressurge das cinzas, o novo ser é então um só e tão outro da mulher, que abriga em si a natureza dúbia dessa existência bígama mulher-mãe e reaprende a força que tem em meio às mudanças bruscas. Ou seja, é um outro modo de falar de amor. E de vida.